Com a pandemia do COVID 19, o mundo BANI acelerou ainda mais a transformação digital diante do colapso mundial, refletindo num grande desafio para a sociedade e para as empresas.
Diante do cenário de tantas mudanças, um grande desafio das empresas no mundo atual é engajar o seu time alinhado as suas estratégias no presente e para o futuro, utilizando-se de várias ferramentas que se propõem a apoiar o desenvolvimento das empresas no mundo disruptivo e exponencial.
Dentre tantas ferramentas tecnológicas, a Inteligência Artificial (IA) é considerada a mais poderosa da atualidade. Os algoritmos provam ser cada vez mais uma ferramenta de simplificação e que tem grandes vantagens para os RHs estratégicos, ágeis e eficientes, tornando-se preponderante nas áreas de recrutamento, gestão de talentos, análise comportamental e people analytics.
Então, qual o papel do profissional de RH para lidar com esta realidade?
Estamos enfrentando um mundo frágil, ansiedade, não-linearidade e incompreensível, onde o fator mudança está presente em cada espaço no âmbito corporativo e no âmbito familiar.
E qual a chave para pensarmos e agirmos de forma disruptiva na tomada de decisão em momentos incompreensíveis e muita ansiedade.
Diante do cenário de tantas mudanças, o mundo não é mais o mesmo e nem o RH. E agora?
Com a pandemia ficou escancarado que foco, propósito e significado faz a diferença na realização e formação de seres humanos experientes para lidar com situações adversas.
Os desafios das empresas no mundo atual é tornar o seu time adaptável às suas estratégias no presente e no futuro, por exemplo a utilização de ferramentas ágeis que se propõem a apoiar o desenvolvimento das empresas no mundo disruptivo e exponencial.
No geral, vivemos em um contexto que pressupõe mais inovação e agilidade, sendo assim uma exigência na qualidade da entrega do resultado centrado no humano.
Então, pessoas e organizações estão se readaptando não apenas a uma nova realidade, mas a novas necessidades, ou seja, um novo melhor.
Daqui para frente, o profissional de RH será protagonista e cada vez mais engajado no processo estratégico para gerar valor significativo nas decisões da organização.
Possivelmente, a gestão do futuro continuará centrada nas pessoas, com foco nas soft skills: pensamento crítico; resolução de problemas; adaptabilidade; resiliência; aprendizado contínuo, tendo a tecnologia como parceira para atingir os resultados, num cenário desenhado para um trabalho mais colaborativo com diferentes experiências e conhecimentos para construção de soluções criativas.
A cada ano que passa, a área gestão de pessoas enfrenta inúmeros desafios no mercado corporativo, de como atrair, desenvolver e engajar pessoas no mundo que tem pressa em fazer mais, melhor, mais rápido e com sustentabilidade.
A tendência do profissional de gestão de pessoas é ser parceiro do negócio e gerar valor significativo nas decisões da organização, transitar em todos ambientes organizacionais, fazer relacionamentos com profissionais de outras áreas e compreender as suas necessidades.
Maria da Penha Silva dos Santos – Mentora de Carreira- Especialista em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva.

